Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas - MG


Sete Lagoas - MG

A Gruta Rei do Mato se tornou Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral em 25 de agosto de 2009, por meio da Lei nº 18.348. A gerência e a administração da Unidade ficam sob a responsabilidade do IEF-MG.
 
A Gruta, que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.
 
Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desnível de 30 metros. Uma curiosidade: os especialistas consideram a Rei do Mato uma gruta “viva”, pois está em contínuo processo de formação, devido à ação da água.


Endereço: Rodovia BR-040, Km 472, s/nº - Sete Lagoas - Complemento: Sete Lagoas - Trevo - Telefone: 31 3775-2695


Fonte:
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato - http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/naturais/momumento-natural-estadual-gruta-rei-do-mato

Mapa da Expedição

Coordenadas do Local: -19.49522,-44.28306

O que foi realizado

Foram registradas fotos dos salões das cavernas, suas particularidades, tais como: estalactite, estalaguimites e helctites

Dados da Expedição

Início: 26/1/2016 - Fim: 26/1/2016
Local: Gruta Rei do Mato - Cidade: Sete Lagoas - MG
Descrição: Viagem para Brasília,como per-noite em Sete Lagoas, MG